Foto: Brigada Militar (Divulgação)
Os últimos 13 dias têm sido de susto para os moradores de Faxinal do Soturno, município com pouco mais de 6 mil habitantes que fica na região da Quarta Colônia e distante cerca de 60 quilômetros de Santa Maria. Em 13 dias, 12 furtos a residências ou estabelecimentos comerciais aconteceram na cidade.
Na noite de quarta-feira, um adulto e um adolescente foram presos em flagrante após tentar fugir de uma casa que foi furtada. Nesta manhã, um terceiro investigado por furto foi preso preventivamente pela Polícia Civil que desencadeou a Operação Casa Limpa e que segue investigando os delitos cometidos no município.
O CASO MAIS RECENTE
Na noite de quarta-feira, um adolescente, de 15 anos, e um jovem, de 20, foram detidos em flagrante pela Brigada Militar. Os policiais militares foram acionados para atender um caso de furto a residência na Rua Fernando Ferrari. A dupla estava na rua, próximo da residência, e quando avistou os policiais tentou fugir. O adolescente foi pego no pátio de uma casa quando fugia em direção ao Centro. O adulto foi preso fugindo em direção da ERS-149. Na rua, eles abandonaram um mochila com objetos que tinham sido levados da residência e uma espingarda calibre 28. Na mochila foram encontrados 64 cartuchos calibre 28, duas garrafas de bebidas, barras de chocolate, uma caixa de esferas, apitos de caça e uma lanterna. Com o suspeito de 20 anos, os policiais encontraram, ainda, R$ 437.
Confirmado primeiro caso de gripe A na região neste ano
Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Polícia. O adulto foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Estadual de Agudo. O adolescente, que de acordo com o delegado já era investigado por pelo menos outros dois casos de furto, foi encaminhado para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria.
PRESO NESTA MANHÃ
Na manhã desta quinta-feira, durante a operação, um terceiro suspeito de ter participado de pelos menos dois delitos, junto com o adolescente, foi preso preventivamente pela Polícia Civil. O suspeito, de 18 anos, foi preso em Faxinal do Soturno e também foi encaminhado ao Presídio Estadual de Agudo. De acordo com o delegado, o trabalho da Polícia segue nas investigações desses casos e ainda apura o envolvimento de mais pessoas nos furtos.
- Vários delitos têm características em comum, como eles (os suspeitos) se aproveitarem de uma janela ou porta aberta, mas uma vez não encontrando, também houve arrombamento. Esses delitos aconteceram sempre entre o entardecer e o amanhecer, inclusive em horário de missa no feriado de Páscoa. O que percebemos, por alguns vídeos, é que os adultos ajudam nesses crimes, vigiando, mas o adolescente é quem entrou em casas. Ele portava uma faca. Não houve ameaça, mas o fato dele portar a faca poderia representar um risco - comentou Laurence.
Petrobras reduz o valor do gás de cozinha nas refinarias
De acordo com o delegado, com os registros dos crimes apura-se que cerca de R$ 5 mil tenha sido levado dos locais de arrombamento, além de objetos dos locais como bebidas, armas e telefones celulares.
Em depoimento, o adolescente confessou ter participado da maioria dos casos e indicou o suspeito preso nesta quinta-feira como comparsa
ROTINA ATÍPICA
Para quem vive em uma cidade pequena, como é o caso de Faxinal, os últimos dias foram atípicos. Enquanto alguns moradores estão assustados com o que tem acontecido, outros estão indignados.
- Estamos todos reféns de uma gangue que saqueia as residências e as lojas no período da noite. - contou uma moradora que teve a identidade preservada pelo Diário.
Uma das vítimas de um dos casos, que também teve a identidade preservada disse que não tem medo, mas que está revoltado com o que tem acontecido na cidade. Ele contou que na noite de quarta-feira, populares ajudaram a deter a dupla:
- As pessoas estão com vontade de linchar os caras, todo mundo está revoltado. Nunca teve nada disso antes, agora de um dia para o outro os caras tão fazendo arrastão. Antes dava para dormir de janela aberta, agora não dá mais.
OS CASOS
De acordo com o delegado Laurence Teixeira, foram 11 casos sem contabilizar o de quarta-feira. Dos 11 episódios, 10 tiveram registro de ocorrência policial e em um deles, conforme o delegado, a vítima relatou, informalmente, e se comprometeu a ir até a delegacia para fazer o registro. Com o caso de ontem, o número de furtos chegou a 12, desde o dia 23 de março.
- 23 de março - furto a estabelecimento comercial
- 26 de março - furto a residência
- Entre a noite de 27 e madrugada de 28 de março - furto a estabelecimento comercial
- 29 de março - furto a residência
- Entre 29 e 31 de março - furto a estabelecimento comercial
- Entre a noite de 30 e madrugada de 31 de março - furto a dois estabelecimentos comerciais
- 31 de março - furto a residência
- 2 de abril - furto a estabelecimento comercial
- 3 de abril - furto a estabelecimento comercial
- 4 de abril - furto a residência